19/06/2019 16:00:00

CORPORATIVO

Ideias de Recursos Interativos e Tecnológicos para Eventos Corporativos

 

Já pensou em utilizar recursos interativos e tecnológicos para eventos corporativos? Em um mundo cada vez mais digital, com um público considerável pertencente à faixa etária mais nova, a utilização de tecnologia nos eventos é condição primeira para seu sucesso e a para absorção de sua mensagem pelo público. Mas como fazer isso? Inicialmente, é preciso conhecer as possibilidades, que podem facilitar a organização, contribuir para a divulgação e tornar a experiência única e mais interessante para os participantes.

Confira a seguir algumas ideias de recursos interativos e tecnológicos para eventos corporativos.

Recursos interativos e tecnológicos para a comunicação do evento corporativo

A comunicação e a divulgação do evento, tanto para o público interno (colaboradores e diretoria) quanto para o público externo (no caso de venda de ingressos), pode se beneficiar do uso de recursos interativos e tecnológicos. Afinal, como pontuamos, o público mais jovem é altamente conectado. Por isso, quanto mais criativa e tecnológica a comunicação for, maior a chance de envolver o público-alvo no evento.

As redes sociais já são um pressuposto para qualquer evento, sendo maciçamente utilizadas. No entanto, existem outras soluções interessantes para a comunicação e a divulgação dos eventos corporativos.

Confira!

 

Aplicativo e hotsite

recursos-tecnologicos-sua-sala-eventos-app-e-hotsite

Um dos recursos interativos e tecnológicos para eventos corporativos é o aplicativo exclusivo. Feiras, congressos, exposições e outros encontros investem nesse recurso para agrupar e comunicar informações importantes. Local, palestrantes, programação, divulgação de produtos de empresas parceiras, listas de cadastro, endereço do evento e outros dados estão no app.

Sua maior vantagem é facilitar o networking, promover mais interação e engajamento devido à sua praticidade. Afinal, todos têm um smartphone em mãos.

No mesmo sentido, é possível investir na criação de um hotsite, voltado unicamente para divulgar e comunicar o evento, reunindo as informações em uma única página de navegação. Com o hotsite, a empresa consegue otimizar o número de inscrições. É também uma forma de obter maior relevância nos buscadores.

Lembre-se somente de fazer um hotsite responsivo e mobile friendly.

 

Chatbots

chat-bots-recursos-tecnologicos-sua-sala-eventos

Chatbots são robôs baseados em inteligência artificial voltados para a comunicação com o público-alvo. Sabe aquela mensagem automática que você recebe ao interagir com uma página no Facebook ou no site? São os chatbots.

Eles podem ser integrados a um aplicativo, de modo que o público consiga as respostas de forma rápida e automática. A equipe de organização fica por conta de criar e cuidar de outras questões.

Recursos para o dia do evento

Se a comunicação e a divulgação já adotam recursos tecnológicos, é certo que o evento em si não pode frustrar essa expectativa.

Muito além de painéis interativos e jogos, que já são comuns, há outros recursos interativos e tecnológicos para eventos corporativos.

Conheça!

 

Projeções mapeadas

projecao-mapeada-recursos-tecnologicos-sua-sala-eventos

A comunicação visual de um evento é muito importante. Além das ideias de decoração tradicional, as projeções mapeadas vem ganhando espaço cativo. Isso porque é uma tecnologia que desenvolve imagens 2D e 3D que se adaptam às estruturas físicas do determinado ambiente.

Se você pensou em um evento moderno, com rica comunicação visual, as projeções podem não só encantar o público-alvo, como aumentar o compartilhamento de imagens nas redes sociais.

 

Realidade virtual e aumentada

realidade-virtual-recursos-tecnologicos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos

Realidade virtual é um dos recursos interativos e tecnológicos para eventos corporativos muito interessantes. A imersão completa em um ambiente virtual possibilita à empresa ou aos patrocinadores inserir o público em seus produtos ou serviços. É uma solução altamente interativa que oferece experiências diferenciadas para os usuários nos espaços de descanso, como forma de entretenimento. A partir do uso desse recursos, a empresa ainda consegue obter, ao final da interação, informações do usuário para contato posterior.

Existem também os totens de realidade virtual, espalhados pelo ambiente. Eles podem oferecer quizz interativo, jogo com promoções e brindes, transmissão simultânea de acontecimentos do evento, divulgação interativa da empresa e de seus produtos e outros.

A realidade aumentada possibilita inserir objetos e cenas virtuais no espaço, dentro do contexto em que o público se encontra. Já pensou em uma caça ao tesouro?

 

Robôs

robos-recursos-tecnologicos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos

Já pensou em um robô recepcionista ou promotor de vendas? Existem aplicativos personalizados que possibilita o uso do robô display. Ele é um tipo de totem que apresenta formato semelhante ao de um humano, podendo até ter um rosto virtual. É uma maneira divertida de deixar os participantes do evento engajados com as propostas.

Sem dúvidas, é um recurso interativo e tecnológico para eventos corporativos que faria muito sucesso.

 

Beacons e pulseiras NFC

beacon-recursos-tecnologicos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos

A partir do bluetooth de smartphones cadastrados por meio de geolocalização, é possível utilizar tecnologias beacon, que disponibilizam informações aos usuários. Basta que ele passe por um estande que possua esse aparelho de proximidade para que receba notificações de promoções direcionadas. Há uma interação imediata entre consumidor e anunciante. É bem semelhante ao QR Code, mas com mais possibilidades de uso, como o rastreamento.

E atualmente já existem tecnologias que permitem a inserção de beacon sem necessidade de baixar aplicativo, por meio de crachás de eventos e pulseiras de silicone (NFC). Eles facilitam o recolhimento de informações valiosas, podendo ser utilizados para promover networking, automatizar o check-in dos convidados, controlar o fluxo de tráfego dos participantes, criar banco de dados e gerar relatórios.

As pulseiras NFC (Near Field Communication) são versões mais simples do beacons, que funcionam pela proximidade entre dispositivos conectados entre si..

 

Holograma

holograma-recursos-tecnologicos-evento-recurso

Hologramas são imagens ou vídeos em formato 3D que simula a presença de algo. Se um palestrante do seu evento perdeu o voo, é possível que ele participe por meio da projeção holográfica. Nada de problemas técnicos causados por transmissões simultâneas!

Esse é um dos recursos interativos e tecnológicos para eventos corporativos que pode ser bem utilizado para repassar mensagens, promover engajamento ou entreter o público.

 

Tablets e impressora 3D

tablet-recursos-tecnologicos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos

Dentro de um conceito de sustentabilidade em eventos corporativos, você pode substituir os cardápios ou os blocos de anotações por tablets. Já é uma prática adotada por muitos empreendimentos para tornar a experiência dos usuários ainda mais interessante. Com fotografias de qualidade das refeições, certamente você aguça os sentidos dos convidados. E tudo dentro da identidade visual da organização.

Os tablets também podem ser entregues como brindes especiais, já com o aplicativo da empresa instalado.

Já as impressoras 3D são, sem dúvidas, um recursos interativos e tecnológicos para eventos corporativos que despertam muita curiosidade. É uma atração à parte, pois pode realizar a impressão de um protótipo ao vivo. Isso demora um pouquinho, motivo pelo qual é bom ter algumas cópias do item escolhido para distribuição.

 

Os recursos interativos e tecnológicos para eventos corporativos são ótimas formas de interagir com o público e tornar seu evento inesquecível.

Além disso, é possível usufruir dos dados qualificados gerados, analisando-os dentro de uma estratégia de relacionamento com os stakeholders.

Que tal experimentar?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Posts Recentes

Eventos sustentáveis. Dicas úteis e práticas para você começar a adotar desde já

Ver Mais

Conheça 18 tipos de eventos corporativos

Ver Mais

14 Passos Essenciais Para um Evento Corporativo de Sucesso

Ver Mais