18/06/2019 10:00:00

CORPORATIVO

Eventos sustentáveis. Dicas úteis e práticas para você começar a adotar desde já

 

Realizar eventos sustentáveis não é somente uma possibilidade nos dias atuais. É uma necessidade urgente. Empresas e consumidores têm adotado muitas práticas para preservar o meio ambiente. É preciso assumir essa responsabilidade e reconhecer que ele é e foi prejudicado por nossas ações.

Por isso, sustentabilidade é uma pauta importante e polêmica em toda a cadeia produtiva. Adotar práticas sustentáveis está se tornando, praticamente, obrigação para as empresas que querem um bom posicionamento com o mercado. Os consumidores estão cobrando essa postura sustentável das empresas. E no segmento de eventos não é diferente.

Existem muitas possibilidades de realizar eventos sustentáveis, com medidas simples que, inclusive, podem ter custo mais baixo, diminuindo o impacto ambiental.

Quer saber como?

Acompanhe!

O que é sustentabilidade?

o-que-e-sustentabilidade-sua-sala-eventos

Sustentabilidade é um conceito amplo que se conecta com as práticas de desenvolvimento econômico e material que respeitam o meio ambiente. É o uso de recursos naturais de forma inteligente, que permite suprir as necessidades do presente sem afetar a possibilidade de gerações futuras de suprirem as próprias necessidades. Por isso, é um conceito que vai além da abordagem ecológica.

Uma atividade sustentável deve ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta.

E para realizar eventos sustentáveis, é preciso abranger todos esse conceito.

Qual a importância de adotar uma postura sustentável?

importancia-adotar-postura-sustentavel-sua-sala-eventos

Quando adotamos uma postura sustentável, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a preservação do meio ambiente. De fato, chegamos ao ponto que há problemas de abastecimento e escassez de recursos naturais. Por isso, é tão importante incorporar a sustentabilidade em nossas ações diárias.

Mas essa postura também contribui para a marca empresarial e para a cadeia produtiva, por exemplo. Uma empresa que realiza eventos sustentáveis é vista de forma muito positiva pelo mercado e por seus funcionários. 

Em primeiro lugar, demonstra sintonia com princípio de economia e reciclagem, favorecendo a conservação do meio ambiente.

Considerando que os eventos propiciam o encontro da empresa com seus clientes, parceiros e fornecedores, expor seu modo de atuação sustentável é um ótimo cartão de visitas. Uma espécie de marketing que desperta a admiração dos presentes.

Por isso, é possível dizer que os eventos sustentáveis contribuem para a boa imagem da empresa.

É uma demonstração que a empresa se preocupa com a coletividade e com o futuro de todos, indo muito além do lucro e da competitividade do mercado. E isso envolve muitas práticas que vão além do trabalho com material reciclado.

Veja a seguir algumas.

Como fazer eventos sustentáveis?

como-fazer-eventos-sustentaveis-sua-sala-eventos

Para fazer eventos sustentáveis, é preciso pensar em todos os pontos que abrangem sua produção. Isso envolve desde a contratação de fornecedores locais até o descarte de materiais.

Confira algumas dicas.

Avalie a cadeia de compras e fornecedores

Quais são seus fornecedores?

escolha-fornecedores-evento-sustentavel-sua-sala-eventos

Para fazer eventos sustentáveis, é preciso escolher a dedo quem prestará os variados serviços. Eles precisam estar alinhados na mesma política de sustentabilidade, tendo consciência de todas as práticas.

Compra de produtos certificados, que valorizem a cadeia produtiva local, é muito importante. Ter valores éticos no dia a dia também.

Avalie com cuidado.

Invista em comunicação virtual

convite-virtual-evento-corporativo-sua-sala-eventos

Se bilhões de pessoas estão conectadas à internet, não faz muito sentido realizar uma comunicação 100% impressa, certo? O uso de papel pode ser reduzido ao mínimo possível.

Quando houver necessidade, opte pelo material reciclado. Uma ação muito bacana também é solicitar aos convidados que troquem seus convites por um brinde surpresa, na entrada do evento. Assim, você poderá recolher todo papel e enviá-lo para reciclagem.

Mas é importante lembrar sempre  que fazer panfletos e outros materiais de divulgação em formato impresso atenta diretamente contra a sustentabilidade. Antes de produzí-los pense se realmente são necessários e se não há como fazer substituições.

Avalie a alimentação

alimentacao-eventos-sustentaveis.sua-sala-eventos

Um trabalho com ações sustentáveis envolve também a alimentação.

Veja algumas dicas básicas:

  • Armazene o óleo de cozinha de maneira adequada para que seja reaproveitado por empresas especializadas na reciclagem do material;
  • Priorize fornecedores locais, para fomentar o mercado de sua cidade e para diminuir a necessidade de transporte em distância;
  • Evite produtos com alto nível de sódio, congelados e açucarados artificialmente, dando preferência aos produtos orgânicos e mais naturais e artesanais;
  • Prefira alimentos da estação, pois têm menor custo;
  • Reaproveite alimentos quando possível;
  • Dê uma destinação para as sobras.

Pense na iluminação

iluminacao-evento-sustentavel-sua-sala-eventos

O gasto de energia também é uma questão importante em eventos sustentáveis. Optar por eventos diurnos é uma excelente prática, já que muitas vezes não é necessária tanta iluminação artificial. Para os eventos realizados à noite, o uso de LED é sempre preferível, devido à economia de quase 80% se comparado às lâmpadas quentes.

É preciso também pensar na disposição da iluminação, de modo que seja utilizado o mínimo possível. Optar por um local que tem sensores de presença e ligações elétricas novas e modernas é positivo, pois ocasiona economia concreta de energia, além de ser mais seguro.

Descarte o material corretamente

reciclar-evento-corporativo-sua-sala-eventos

Em eventos sustentáveis, é preciso ter grande preocupação com o descarte de materiais. Ter um planejamento sustentável e inteligente, que foca na redução de emissão de resíduos e no seu descarte correto, é uma boa prática.

Por isso, pesquise sobre os locais corretos de recolhimento e reciclagem de lixo. Fazer parcerias com cooperativas que atuem nesse tipo de atividade também é uma ótima ideia.

Dependendo do tipo de material, é preciso realizar uma coleta especializada. Não se esqueça de colocar isso no planejamento. Dentro dessa ideia, é importante escolher materiais que possam ser reciclados ou reutilizados em outros eventos. Ter lixeiras para coleta seletiva facilita a separação dos materiais.

E, quando possível, reutilize a matéria-prima, pois contribui com a economia e auxilia o meio ambiente.

Lembre-se da acessibilidade

acessibilidade-evento-corporativo-sustentavel-sua-sala-eventos

Eventos sustentáveis também devem obedecer aos critérios de acessibilidade. Os equipamentos do local devem estar em conformidade com a legislação, oferecendo rampas de acesso, materiais diferenciados de comunicação e tradutores de LIBRAS.

Pensar de forma coletiva e sustentável pressupõe pensar na diversidade.

Atente-se aos materiais utilizados

material-reciclado-evento-sustentavel-sua-sala-eventos

Quais materiais você pretende utilizar na sua confraternização de fim de ano da empresa? Preferencialmente, os reaproveitáveis, pois sua ideia é fazer eventos sustentáveis.

Veja, então, algumas dicas:

  • Não ofereça copos e outros materiais descartáveis (canudos, talheres, pratos). Existem alternativas reutilizáveis e biodegradáveis no mercado, como canudinhos de metal, papel biodegradável etc.
  • Para o palco ou estandes, utilize alumínio e PVC, que são reaproveitáveis. Em caso de madeira, que seja de reflorestamento;
  • Pense em lembrancinhas e brindes que têm valor prático ou que sejam feitos com material reciclado;
  • Opte por estruturas que podem ser reutilizados em outros eventos.

Por fim, tenha sempre em mente o consumo consciente de água. Veja se a estrutura oferecida pelo local levou este ponto em consideração e mantém a sua parte hidráulica em perfeito funcionamento, sem vazamentos e desperdícios.


Fazer eventos sustentáveis é uma ideia genial que só traz benefícios, tanto para a marca de uma empresa, no caso de eventos corporativos, quanto para a sociedade.

Você já realizou eventos corporativos sustentáveis? Compartilhe a sua experiência.

Se ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, entre em contato com a gente.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Posts Recentes

Ideias de Recursos Interativos e Tecnológicos para Eventos Corporativos

Ver Mais

Conheça 18 tipos de eventos corporativos

Ver Mais

14 Passos Essenciais Para um Evento Corporativo de Sucesso

Ver Mais