07/05/2019 17:00:00

CORPORATIVO

Conheça 18 tipos de eventos corporativos

Você realiza muitos eventos corporativos em sua empresa? Essas oportunidades para alavancar os negócios possuem diversos objetivos, como estimular a discussão e a reflexão sobre um tema, promover o networking, divulgar novas tecnologias, capacitar colaboradores ou integrar os funcionários de uma instituição.

Mesmo assim, poucas empresas da atualidade mantém um departamento de eventos ou profissionais da área com a função de organizá-los. E quando surge uma demanda? Sem conhecimento de causa, aparecem muitas dúvidas sobre qual o melhor formato para os diversos tipos de eventos corporativos. Mesmo nas empresas que possuem profissionais dedicados à realização de eventos, é difícil determinar tal formato.

Para facilitar essa tarefa, preparamos esse texto explicando os principais tipos de eventos corporativos, as características, os objetivos e o momento em que cada um deve ser adotado para que ele cumpra o papel determinado pela empresa.

 

Confira!

 

# 1 – Conferência

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-conferencia

Um dos tipos de eventos corporativos mais formais é a conferência. Esse evento, que pode ser organizado pela empresa ou por instituições, tem o objetivo de discutir determinado assunto.

Os inscritos para o evento participam como ouvintes, enquanto especialistas e palestrantes falam sobre o tema principal. Não são permitidos debates, somente perguntas feitas por escrito e identificadas.

Em outras palavras, é a exposição para um grande número de espectadores feita por uma autoridade no assunto. Por este motivo, a conferência só se encaixa em momentos e necessidades específicas. É comum que nestes tipos de eventos corporativos exista um presidente de mesa para conduzir a apresentação.

Costuma ser um evento empresarial bastante reconhecido, que segue um modelo mais formal que uma palestra.

 

# 2 – Congresso

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-congresso

O congresso também é um dos eventos corporativos formais. Ele envolve especialistas apresentando pesquisas e estudos científicos sobre determinado tema.

Dentro de um congresso, é possível ter palestras, conferências, apresentações (na forma oral ou em pôsteres) de inscritos, mesas-redondas, debates e seminários. Além disso, ele pode se integrar com alguma feira.

 

# 3 – Palestra

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-palestra

A palestra é um dos tipos de eventos corporativos mais simples, de fácil produção e baixo orçamento. De curta duração, seu objetivo é discutir determinado tema com o público.

Ela pode ser pensada para colaboradores internos ou para um nicho específico de interesse compartilhado. Em igual sentido, não necessariamente deve abordar assuntos relacionados ao segmento da organização.

Questões de bem-estar, sustentabilidade, motivação e outros temas podem ser o objetivo. Ou até mesmo motivação. O importante é sempre convidar uma autoridade no assunto para estimular o interesse dos participantes e dar credibilidade ao evento.

 

# 4 – Fórum

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-forum

O fórum é um evento semelhante a uma palestra, já que aborda um tema específico e possui curta duração. Sua diferença está no grau de envolvimento da plateia.

O fórum é um dos tipos de eventos corporativos em que ocorre debate e troca de ideias entre os participantes, uma vez que seu objetivo é encontrar conclusões em torno de um problema, ao contrário da palestra. Seu foco está na interação.

 

# 5 – Seminário

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-seminario

Um seminário é um ciclo de palestras. Elas podem ser ministradas pelos próprios colaboradores ou por convidados externos. Seu objetivo é, assim, levar conhecimento aos participantes, agregando informações e experiência.

De forma específica, ele suscita o debate sobre temas pouco estudados. Após a exposição de um orador, ocorre o debate com o auditório e, por fim, a conclusão.

Ele pode durar algumas horas ou semanas, dependendo do seu objetivo, do tema em questão e do perfil do público.

 

# 6 – Simpósio

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-simposio

O simpósio é um dos tipos de eventos corporativos em que ocorre a discussão de um determinado tema por autoridades do assunto. Dirigida a um público específico, não se apresentam conclusões de uma pesquisa, mas impressões apenas. A reunião é conduzida por um moderador que apresenta o tema e passa a palavra para os especialistas.

A diferença entre simpósio e mesa redonda é que, no primeiro evento corporativo cada especialista desenvolve partes importantes na discussão, mas não debatem entre si. Já na mesa, os expositores debatem entre si os temas apresentados.

 

# 7 - Mesa redonda

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-mesas-redondas

A mesa-redonda é um evento focado em discussão e debate sobre um tema. Em geral, está presente nos congressos e possui curta duração, motivo pelo qual precisa de um moderador para controlar as participações. Cada participante tem um tempo para expor sua ideia e, ao final, discutem entre si.

 

# 8 – Convenção

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-convencao

As convenções são eventos de grande porte, como os congressos, mas que permitem uma maior participação e envolvimento das pessoas. Tem como objetivo apresentar um tema e tirar todas as dúvidas sobre ele.

Esse evento é mais comum em encontros de empresas ou categorias profissionais, como as convenções que discutem e definem o piso salarial de uma categoria ou que promovem um produto ou serviço.

 

# 9 – Feira

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-feiras

As feiras são um dos tipos de eventos corporativos que têm função de gerar vendas e novos negócios para o organizador e para os expositores. Em outras palavras, envolvem a exposição de produtos com objetivo comercial.

Elas podem ser de qualquer porte, mas, em geral, por reunirem diferentes empresas relacionadas a um mesmo setor, costumam ter grande estrutura. Organizada por barraquinhas ou por estandes, os expositores oferecem produtos e serviços do ramo.

Uma característica das feiras é a grande circulação de público durante sua realização. Por isso, são boas oportunidades para novos contatos profissionais, troca de experiências e divulgação. Normalmente, elas contam com palestras e workshops.

Feiras de artesanato, de tecnologia, de materiais de construção, do ramo da saúde, de casamento e de profissões são muito comuns.

 

# 10 - Lançamento de produtos

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-lancamento-produtos

Se sua empresa trabalha com produtos, um dos tipos de eventos corporativos que ela deve explorar é o lançamento de produtos. Esse é uma das melhores ações para comunicar ao público a novidade. Esse encontro, por ter um objetivo bem específico, não pode ser muito longo.

O ideal é programar a apresentação do produto para o meio do evento, com duração máxima de 30 minutos. Assim, eventuais atrasados não serão prejudicados, e os mais apressados para saírem do local não perdem as informações importantes.

 É interessante espalhar estandes com materiais impressos e vendedores para tirar dúvidas ou fechar negócios. E cogite também oferecer pequenas amostras do produto em formato de brinde, se for o caso e se houver recursos suficientes.

 

# 11 – Treinamentos

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-treinamentos

Um dos tipos de eventos corporativos focados na capacitação do profissional são os treinamentos. Eles são oferecidos pelas empresas para que os colaboradores atinjam um objetivo específico, como executar um novo serviço, utilizar um software determinado, dentre outros. Nos treinamentos, os funcionários conseguem aprender novas atividades e desenvolver habilidades.

Os cursos são conduzidos por um professor ou profissional qualificado que repassará seus conhecimentos aos participantes.

O foco está mais na teoria do que na prática, mas não a exclui.

 

# 12 - Workshops ou Oficinas

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-workshops-oficinas

Os workshops ou oficinas também são eventos corporativos educativos, que visam a capacitação dos colaboradores. A diferença fundamental em relação ao curso de treinamento é o caráter prático. Ele aprofunda a discussão sobre temas específicas e apresenta casos reais.

 

# 13 – Roadshows

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-roadshow

Roadshows são eventos corporativos subutilizados no Brasil, porque são exposições itinerantes, realizados na forma de circuito. Têm características parecidas com às dos workshops, mas se focam em promover a marca ou o produto da empresa, bem como para formar parcerias.

 

# 14 – Bootcamp

tipo-evento-corporativo-sua-sala-eventos-bootcamp

Bootcamps são eventos corporativos destinados ao ensino. Entretanto, são treinamentos de imersão, em que os profissionais praticam o tempo todo para chegar em resultados mais rápidos.

Eles são muito dinâmicos e versáteis e podem ser realizados por diversas áreas, como educação, tecnologia, entre outros.

 

# 15 - Eventos de networking

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-networking

Todos os tipos de eventos corporativos proporcionam aos profissionais o networking, ou seja, a promoção da rede de contatos. No entanto, existem eventos focados apenas na troca de ideias, experiências e opiniões entre os participantes.

Esses eventos de networking são direcionados a profissionais de uma determinada área e são excelentes maneiras de criar comunidades entre eles, promovendo o estreitamento dos laços e favorecendo a formação de novas parcerias e iniciativas para o mercado.

Mas não se esqueça de que, nestas ocasiões, o coffee break é obrigatório na programação. É o momento em que eles interagem, trocam informações e conversam de forma mais confortável e despojada.

 

# 16 – Cerimônias

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-cerimonias

 Já pensou em fazer uma cerimônia que premia os melhores funcionários? Quem foram os destaques de cada departamento? O presidente da empresa sempre foi admirado pelos colaboradores e resolveu se aposentar? Todos esses motivos podem dar origem a uma cerimônia, um dos tipos de eventos corporativos de comemoração.

Apesar disso, é um evento formal, que deve ser conduzido por um mestre de cerimônias com habilidade para dar andamento às solenidades. Por ter um roteiro específico, ele demanda mais tempo e preparação.

 

# 17 – Gincanas

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-gincanas

 

As gincanas são eventos corporativos sem qualquer foco informativo ou de treinamento. A ideia é se divertir, motivo pelo qual é interessante ter um número razoável de participantes.

Elas podem integrar a programação de um outro evento ou ser um evento autônomo. Uma boa ideia para empresas que possuem várias filiais é realizar gincanas competitivas entre os colaboradores delas. A regra é sempre a diversão, então solte sua criatividade com provas engraçadas e desafiadoras.

 

# 18 – Confraternizações

tipos-eventos-corporativos-sua-sala-eventos-confraternizacoes

As confraternizações estão entre os tipos de eventos corporativos mais divertidos de organizar. O que não quer dizer que será fácil, porque é o mesmo que organizar uma festa. A diferença é que envolve dezenas de pessoas. O foco deste evento não é a transmissão de conhecimentos ou a capacitação. A ideia é se divertir, com comidas, bebidas e atrações culturais.

Para a empresa, esses eventos são importantes para melhorar a percepção do público em relação ao negócio e para promover o bem-estar dos colaboradores. Há empresas que realizam coquetéis uma vez por mês. Neste tipo de confraternização, há petiscos e bebidas para os participantes, mas é também uma oportunidade de interação, troca de experiências e novos contatos.

Montar uma confraternização para o público interno, seja qual for o modelo, traz resultados positivos. E podem existir vários motivos para confraternizar, como aniversário da empresa, mudança nas diretrizes corporativas, fechamento de um negócio importante, datas comemorativas (encerramento das atividades anuais, Páscoa, Carnaval, Natal etc.) e outros.

Cada uma delas envolve um montante de recursos. Quanto maior for a confraternização, maior a recomendação de contratar uma empresa terceirizada para cuidar de tudo. Se você possui uma empresa com 300 funcionários, está pensando em uma festa para, no mínimo, 450 pessoas. Seus profissionais internos (das áreas de comunicação, marketing, relações públicas e recursos humanos) darão conta de suprir as demandas?

Organizar qualquer um dos eventos corporativos demanda não só tempo como o mínimo de conhecimento sobre a prática.

Você já parou para pensar quantos detalhes somente sobre o lugar você deve pensar? Quais características ele deve ter para que cada tipo de evento funcione bem?

Os eventos educativos precisam de um espaço para o expositor, mas não só isso. Um workshop deve proporcionar a prática sem embaraços, então o espaço deve ser adequado para tanto.

Na dúvida, os responsáveis por organizar esses eventos corporativos devem pensar em locais que permitem a realização de encontros de todos os portes e configurações. Ou seja, um local modular e flexível.

Ele deve oferecer facilidades, segurança e comodidade para os participantes, como estacionamento coberto, boa localização, equipamentos acessíveis para portadores de necessidades especiais, dentre outros pontos.

Por fim, se a empresa não tiver uma equipe interna preparada ou disponível para organizar os eventos corporativos, sempre existe a opção de contratar terceiros para organizá-los. Há inclusive, espaços para eventos que possuem o serviço completo, envolvendo cada detalhe da sua confraternização ou simpósio. O que não pode é deixar o ano passar em branco, certo?


Está pronto para começar a organizar seus eventos corporativos? Veja 14 passos essenciais para que eles sejam um sucesso!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Posts Recentes

14 Passos Essenciais Para um Evento Corporativo de Sucesso

Ver Mais