20/05/2019 17:00:00

CASAMENTO

Brunch. Uma forma elegante e moderna de realizar o seu casamento

Você quer ter um casamento incrível, elegante, moderno, descolado, aconchegante, que cabe no orçamento e que te dê opções de datas?

Você está louca por um brunch de casamento, então! As celebrações desse grande dia mudaram bastante, e atualmente já não se segue um padrão.

Qualquer que seja o tipo de casamento nos dias de hoje, o foco é investir em originalidade, respeitando o estilo e a personalidade do casal. E isso reflete em tudo: no buffet, nas atrações musicais, na decoração e na proposta. Não à toa, o brunch de casamento está em alta! Afinal, não são todos os noivos que querem virar a noite numa festa convencional.

O brunch foi idealizado na Grã-Bretanha no século 19. A palavra é a união de breakfast (café da manhã) com lunch (almoço). Ele surgiu para satisfazer as pessoas que exageravam na noitada de sábado e acordavam tarde no dia seguinte. Por isso, era bastante servida aos domingos, o que se aplica até hoje quando falamos de brunch de casamento.

 

Veja a seguir as vantagens de realizar um brunch de casamento e as dicas para fazer um que seja a sua cara!

 

Vantagens de realizar um brunch de casamento

O brunch de casamento traz muitas vantagens para o casal que opta por esse tipo de celebração. Esses benefícios envolvem tempo de duração, local, proposta e muito mais.

É delicioso e charmoso.

vantagens-brunch-casamento-sua-sala-eventos

Charme e elegância é uma proposta interessante para uma celebração de um dia especial, certo? O brunch de casamento traz todos esses elementos, seja por meio da decoração leve e sutil ou do cardápio delicioso. É um tipo de proposta sofisticada, que mistura café da manhã e almoço com muita harmonia.

Comidinhas deliciosas darão o tom da celebração em versões doces e salgadas, e os noivos podem optar por algumas que estão pouco presentes no nosso dia a dia. A ideia é sempre ter produtos bem elaborados, com texturas e sabores de dar água na boca!

Pode acontecer no domingo e em feriados

Encaixar seu sonho de ter um belo casamento apenas dentro do lugar comum restringe muito as opções. Por isso, optar por um brunch de casamento pode resolver boa parte de seus problemas. Ele pode acontecer inclusive nos domingos e feriados. Os espaços para eventos costumam ter uma baixa demanda nessas datas, o que aumenta suas chances de conseguir reservar seu local preferido.

Inclusive, isso pode causar um benefício financeiro, já que horários e dias alternativos, têm menor valor. O orçamento agradece!

É inovador

Realizar um brunch de casamento é uma ideia surpreendente. Com referências que podem ser clássicas, mas que estão em um contexto completamente diferente, certamente os convidados não esquecerão esse dia especial.

Para se ter uma ideia, esse tipo de celebração ainda não é muito explorada no Brasil, mas no exterior ela é bastante utilizada. E já que seu grande dia deve representar a personalidade do casal, é uma ótima oportunidade para quebrar os padrões e lançar moda entre família e amigos.

Que tal experimentar?

 

Cabe em qualquer lugar

brunch-casamento-local-sua-sala-eventos

Quando se pensa em um brunch de casamento, muitas pessoas associam esse tipo de evento ao ar livre. Especialmente porque ele acontece durante o dia. Claro que uma cerimônia ao pôr-do-Sol pode ser um momento mágico. No entanto, existem casais que gostam mais do glamour e da modernidade que os ambientes fechados possibilitam.

Por isso, essa versatilidade de caber em qualquer lugar é uma das grandes vantagens de se realizar um brunch de casamento. Em locais fechados, a decoração e a disposição dos móveis serão responsáveis por retratar melhor o clima que os noivos querem transmitir aos convidados.

É econômico e prático

brunch-casamento-sua-sala-eventos-cardapio

Quais são os itens que mais pesam no bolso dos noivos na hora de planejar o casamento? Buffet, decoração e espaço. Agora pense nas comidas e bebidas servidas no brunch de casamento. Leve em conta alguns itens e mobiliários mais leves para decorar. Pense que você pode alugar um local no domingo durante o dia. É evidente que o brunch de casamento traz vantagens econômicas, demandando um investimento muito menor do que se fosse realizado um casamento tradicional.

E isso não significa perder a qualidade, pelo contrário. A diferença é que os produtos do cardápio, sejam comidas ou bebidas, possuem um menor preço. E a logística para organizar esse tipo de comemoração é mais simples, prática e ágil. Especialmente porque, em geral, a ideia é o self service. Menos garçons, poucos tipos de louças, e protocolos de cerimônia mais rápidos são algumas características que trazem, além de economia, mais praticidade.

Pode durar bastante

Começar um brunch de casamento por volta das 10 horas te dá uma possibilidade enorme de fazer um evento longo, se for do desejo do casal. Quando uma celebração começa cedo, todos podem aproveitar o dia inteiro para festejar. E se você fizer o brunch em um local fechado, poderá inclusive parecer aqueles eventos eternos, cheio de atrações para garantir a animação do início ao fim do evento.

Sem restrição de convidados

Outra vantagem de realizar um brunch de casamento é poder contar com a presença de idosos e crianças sem preocupação. Como as celebrações são realizadas durante o dia, eles estão cheios de energia. Sua lista de convidados não precisará restringir a presença dessas pessoas. Mas fica a dica: caso opte por ter crianças no casamento, é interessante pensar em uma área destinada a elas ou um(a) recreador(a) para ficar por conta da bagunça boa!

Dicas para fazer um brunch de casamento

Horário da cerimônia, início da festa, cardápio equilibrado. Todos esses pontos devem ser levados em consideração na hora de fazer um brunch de casamento. Pela natureza do evento, é recomendável que a cerimônia seja realizada no mesmo local da festa.

Veja algumas dicas para não errar no seu grande dia!

Informe os convidados sobre o brunch no convite

O brunch de casamento é inovador, como apontamos acima. Mas é interessante que os convidados saibam dessa novidade antecipadamente. Você pode deixar os detalhes da surpresa para o momento da comemoração, mas é fundamental que se especifique o estilo do casamento no convite para que eles possam se preparar para o tipo de festa, inclusive quanto ao traje.

Aproveitando a oportunidade, tenha em mente um modelo de convite que combine com a proposta do casamento. O evento já é mais informal, então não precisa investir em convites que não combinarão com esse estilo.

Por levar essa característica, você pode optar por modelos alegres, descolados, que se comunicam com a decoração. Mas lembre-se de adotar elementos diferenciados, aproveitando que o brunch de casamento já é fora do padrão!

Escolha uma decoração coerente

decoracao-brunch-casamento-sua-sala-eventos

Um evento diferente e fora do padrão demanda uma decoração que seja coerente com a proposta, certo? O primeiro ponto que você deve pensar é que o brunch de casamento costuma ter um modelo de self service.

Os próprios convidados pegarão suas comidas e bebidas nas ilhas, no bar montado ou nos carrinhos (muito utilizados para servir leite, café e chás). Então esses pontos farão parte da decoração. Escolha um mobiliário que combine com suas ideias.

Os detalhes que enriquecem este tipo de evento não podem passar despercebidos. Por exemplo, é comum que se use uma mesa coletiva. Ela une os convidados durante a festa e faz com que todos os presentes curtam os momentos juntos. Há, no entanto, uma observação importante. Elas não precisam ser dispostas somente em linha reta (paralelas), podendo optar pelo formato em U. Ambas as opções facilitam a circulação de todos e tornam o ambiente leve e descontraído.

moveis-brunch-casamento-sua-sala-eventos

Essas mesas coletivas podem ser muito elegantes. Então, se seu orçamento permitir, pode ousar na escolha. Para incrementá-las melhor, pense em um arranjo adequado. É possível fazer um único arranjo ao longo de toda a sua extensão. Porém, opte por algo baixo, para não atrapalhar a visão dos convidados e a interação entre eles.

Outro ponto da decoração que merece destaque no brunch de casamento é a louça. Ao contrário dos casamentos tradicionais, em que elas aparecem somente nas mãos dos garçons, na hora de servir o prato quente e no café da saída, as louças estão bem à vista no brunch. Por isso, opte por peças sofisticadas. Xícaras, bules e pratos de porcelana, além das bandejas de prata, podem trazer um ar clássico e moderno ao casamento.

brunch-casamento-loucas-sua-sala-eventos

Esses são os detalhes específicos de um brunch de casamento, mas como em qualquer celebração dessa natureza, os noivos devem definir um estilo (romântico, rústico, temático etc.) e escolher uma paleta de cores que se harmonize com tudo. O caráter menos formal do evento permite aos noivos brincarem bastante com cores e tons.

E uma dica de ouro: menos é mais. Não exagere na decoração. Pequenos detalhes podem passar a mensagem que você quer.

Acerte nos trajes

vestido-brunch-casamento-sua-sala-eventos

Uma festa livre de tradições, aconchegante e cheia de personalidade também deve ser traduzida nos trajes do brunch de casamento. Essa celebração leve, porém, não deixa os convidados completamente livres. Mas quais seriam os trajes perfeitos para a ocasião?

As noivas podem ir nessa onda fora da tradição e optar por um vestido curto ou longo. Mas a premissa básica é não ter muito volume. Vestidos no estilo princesa nem pensar! Brilhos também não combinam muito bem com celebrações feitas durante o dia. Dê preferência para os modelos mais delicados, como o sereia ou semi sereia, e opte por detalhes em pérola e aplicações de flores ou renda.

O noivo já pode ficar mais à vontade, mas é interessante seguir a proposta de visual da noiva. Se, após uma conversa, vocês pensaram em esporte fino, vale para os dois. Se ficar livre, pode optar por terno e gravata, calça com camisa e colete, gravata borboleta ou algo mais descolado.

Madrinhas e padrinhos têm seus trajes definidos pelo casal. Em geral, as madrinhas utilizam um vestido dentro da paleta de cores escolhida, que pode ser mais vibrante. É preciso sempre ter em mente a proposta do brunch de casamento. Pensando nisso, padrinhos podem usar esporte fino, um visual mais leve.

O traje dos convidados é orientado no convite. Para um brunch de casamento, o esporte fino é bastante utilizado.

Pense nos alimentos ideais

alimentos-brunch-casamento-sua-sala-eventos

Qual o melhor cardápio para um brunch de casamento?

Veja algumas opções para as comidas:

  • Variedade de pães (escolha pelo menos 5 tipos): ciabatta, italiano, pão sírio, croissant, integral, com cereais, pão de queijo ou de batata;
  • Brioches, tapiocas, panquecas e waffles (com variedade de coberturas, como chocolate, caramelo salgado, blueberry);
  • Massas leves para suprir a ausência de almoço;
  • Alimentos com ovos, quiches e tortas salgadas;
  • Queijos, frios, antepastos e geleias;
  • Frutas, iogurtes e pudins;
  • Mesa de doces e bolo.

Boas opções de bebidas são:

bebidas-brunch-casamento-sua-sala-eventos

  • Bebidas básicas de café da manhã: leite, café, chá, chocolate quente, água saborizada e sucos;
  • Drinques levemente alcoólicos: coquetéis, bellinis, mimosas e bloody marys;
  • Vinho branco, champanhe ou espumante.

Considere o tempo do evento

Quanto tempo de brunch de casamento vocês desejam? Por começar ainda pela manhã, o evento pode se estender até à noite. Nesse caso, não economize na fartura de comidas e bebidas, para que ninguém fique mal-humorado. É importante também disponibilizar uma massa para que os convidados tenha mais sustância.

Já no caso de eventos mais curtos, pense em 5 a 6 horas de evento.

Adeque as atrações à proposta do brunch de casamento

atracao-musical-brunch-casamento-sua-sala-eventos

As atrações de ocasiões diferentes também devem obedecer à proposta. As chamadas bandas de baile, que são muito comuns em casamentos tradicionais, não têm muito espaço em um brunch de casamento.

Uma celebração feita durante o dia pode casar melhor com músicas leves e suaves, como jazz, bossa nova ou blues. Seja com música mecânica ou com banda, pense nisso na hora de escolher.

O brunch de casamento é um tipo de evento inovador, fora do padrão, que ainda ganhará muito espaço no Brasil.

Você pode ser uma pioneira na sua família e entre seus amigos.


Que tal agendar uma visita ao nosso espaço e ver como podemos adequá-lo ao seu brunch de casamento?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Posts Recentes

Guia Completo do Casamento Religioso em Belo Horizonte

Ver Mais

O Que Não Pode Faltar em um Casamento Boho Chic

Ver Mais

Casar no civil: saiba todos os detalhes!

Ver Mais

O Check-list definitivo para planejar o seu casamento.

Ver Mais